CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


Nas primeiras décadas de aplicação do DDT, constatou-se a morte da quase totalidade dos mosquitos, reduzindo-se bastante a incidência da malária; depois de algum tempo, contudo, o inseticida diminuiu sua eficiência, e a quantidade de mosquitos voltou a aumentar. Os insetos que morriam eram sensíveis e os que sobreviviam eram resistentes (BRITO; FAVARETTO, 2002). O fenômeno evolutivo que ocorreu na população de insetos foi a (o):


seleção natural


aberração cromossômica numérica


especiação simpátrica


irradiação adaptativa


isolamento reprodutivo

Uma médica pediatra, após observar “pontos brancos” na mucosa bucal de um recém-nascido, diagnosticou a doença, como sapinho. A médica tranquilizou a mãe da criança, informando-a tratar-se de uma doença causada por:


bactérias


fungos


protozoários


vírus


vermes

A imagem, abaixo, apresenta um tucunaré. O tucunaré é um peixe de escamas que pode ser encontrado no rio Amazonas. Existem cerca de 10 espécies de tucunaré, todas elas têm uma mancha arredondada na região da cauda.

 

Tucunaré. Disponível em: http://segredodapesca.blogspot.com/2015/02/peixes-de-agua-doce-tucunare.html. Acesso em: 15 mar 2019.

 

Os peixes são animais vertebrados que vivem em ambientes aquáticos. Eles tem o corpo coberto por escamas ou por uma pele grossa. Geralmente, têm respiração branquial. Como todos os vertebrados, possuem órgãos dos sentidos. Além desses órgãos, eles possuem um órgão específico, que serve para orientação na água.

 

Leia as alternativas abaixo e assinale aquela com o nome do órgão que serve de orientação dos peixes na água.


Nadadeira dorsal


Nadadeiras caudal


Linha lateral


Nadadeiras dorsal


Nadadeiras pélvicas

Os gases envolvem toda a Terra formam uma camada chamada atmosfera.

 

 

Analisando as setas da figura acima, podemos afirmar que:

 

I - Uma parte dos raios solares penetra na atmosfera e  fica presa e a outra parte volta para a superfície da atmosfera.

II - Os raios solares que não entram na atmosfera voltam para o espaço.

III - Uma parte dos raios solares penetra no espaço e fica preso e a outra parte retorna para o espaço.  

IV - Os raios solares que não entram na atmosfera retornam para o Sol. 

V- Os raios solares que penetram na atmosfera, contribuem para a manutenção da temperatura na Terra.

 

Estão corretas as afirmativas:

 


I, II, III, IV e V.


I, II, IV e  V apenas.


I, III, IV apenas.


II, IV e V apenas.


I, II, e V apenas.

A estrutura do corpo humano é formada por células. As células são as menores estruturas do corpo e podem ser consideradas o primeiro nível de organização do nosso corpo. Além das células, o corpo humano é formado por tecidos, órgãos e sistema. Fazem parte do sistema digestório: a boca, os dentes, a língua, as glândulas salivares, a faringe, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, o estômago, os intestinos  delgado e grosso, o reto e o ânus.

 

A digestão inicia-se pela boca e nela, os alimentos são triturados pelos dentes e movidos pela língua. São misturados à saliva, produzida pelas glândulas salivares, formando o bolo alimentar. Depois da mastigação, a língua empurra o bolo alimentar pela ______________ que é enviado para o  ________________ que serve de condutor do bolo alimentar até o ________________ que é em seguida misturado ao __________________, formando uma pasta chamada quimo. O quimo vai para o _____________________ e é misturado a outras substâncias digestivas.  As paredes do intestino delgado absorvem as substâncias nutritivas, que serão levadas para as células do corpo por meio da corrente sanguínea. O alimento que não é absorvido vai para o ______________________, neste órgão ocorre a absorção da água e sais minerais. Nele, também são formadas as fezes, que serão eliminadas pelo organismo.

 

Com relação ao texto acima, assinale a alternativa com os órgãos que completam corretamente o processo de digestão.


Faringe, estômago, suco gástrico, esôfago, intestino delgado e intestino grosso.


Faringe, esôfago, estômago, suco gástrico, intestino grosso e intestino delgado.


Faringe, estômago, esôfago, suco gástrico, intestino delgado e intestino grosso.


Faringe, esôfago, estômago, suco gástrico, intestino delgado e intestino grosso.


Faringe, estômago, esôfago, suco gástrico, intestino grosso e intestino delgado.

O sistema circulatório é responsável por bombear e transportar o sangue por todo o corpo. Esse sangue transporta para todas as células do organismo as substâncias nutritivas absorvidas durante a digestão e o gás oxigênio absorvido pela respiração.

 

 

O coração é o órgão que bombeia o sangue para todo o corpo. Ele está localizado entre os pulmões e é protegido pela caixa torácica, formada pelas costelas.

O sangue que circula pelo corpo além de transportar substâncias por todo o corpo, também, o protege dos agentes nocivos.

 

Com base nesse texto, assinale a alternativa, correta, com a relação dos componentes do sangue.

 


Glóbulos vermelhos, glóbulos azuis e as plaquetas.


Glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas.


Nutrientes, oxigênio e gás carbônico.

 


Aminoácidos, nutrientes e hormônios.


Vitaminas proteínas e sais minerais.

Para realizar essa atividade você deverá ler o recorte da BNCC, parte:  ÁREA DE  CIÊNCIAS DA NATUREZA, disponível no anexo no AVA dessa semana.

(NOVA ESCOLA. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/66/letramento-cientifico-por-que-a-bncc-inclui-essa-capacidade-nas-ciencias. Acesso em: 04/02/2019).

 

Ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento   científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências.

Em outras palavras, apreender ciência não é a finalidade última do letramento, mas, sim, o desenvolvimento da capacidade de atuação no e sobre o mundo, importante ao exercício pleno da cidadania.

 

Sobre o letramento científico a BNCC propõe:

 

I- assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história.

II- a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.

III- organizar as situações de aprendizagem partindo de questões que sejam desafiadoras.

IV- reconhecer a diversidade cultural, estimulem o interesse e a curiosidade científica dos alunos

V- possibilitar a definição de problemas, levantar, analisar e representar resultados; comunicar conclusões e propor intervenções.

 

Estão corretas as alternativas:

 

 


II, IV e V apenas.


II, III e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


I, II, III, IV e V .


I, III e V, apenas.

Iluminação das ruas afeta cadeia alimentar de animais, mostra estudo

“Locomoção limitada, alteração da dieta e aumento de hábitos noturnos são outros impactos causados pela presença de humanos na vida de animais.

 

https://abrilveja.files.wordpress.com/2018/07/streetlight-1388418_1920.jpg

Quando a claridade é intensa, as vespas se distraem e se afastam das presas (Photocurry/Pixabay)

 

Uma pesquisa publicada na última quinta-feira, 26, pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, revelou que a iluminação das ruas durante a noite influencia as teias alimentares de algumas espécies.

De acordo com a investigação, luzes pouco intensas podem facilitar a vida de algumas vespas que se alimentam de pulgões, um tipo de inseto que consome a seiva das plantas. Com esse auxílio, a eficácia do predador chega até mesmo a dobrar. No entanto, quando a claridade é intensa, as vespas se distraem com a luz e se afastam das suas presas. Assim, a intensidade da iluminação noturna das vias está diretamente ligada à quantidade de pulgões em uma região.

Essa alteração na dinâmica da vida animal, causada pelo homem e suas construções, pode ocorrer em outros ecossistemas, afirmam os pesquisadores. Segundo estudos, mariposas e morcegos também podem ser afetados pela iluminação de um ambiente”. (BRITO, 2018. Time. p. 7)

 

Muitos dos assuntos que encontramos nos noticiários abordam os nossos temas sugeridos para estudo: desastres ambientais, poluição, epidemia, técnicas agrícolas, entre outras temáticas comuns ao nosso dia a dia. Isso deixa claro que as implicações das ciências estão inseridas na sociedade, na vida de cada um de nós.

 

Porque

 

Proporcionar às crianças o acesso aos conhecimentos cientificou-se tornou-se fundamental para que elas possam compreender e fazer a leitura do mundo em que vivem e, com isso, poder intervir conscientemente na preservação do mundo.

 

Diante do exposto, assinale a opção correta.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

A água no ambiente não fica parada no mesmo lugar, ela se movimenta o tempo todo, basta observar o movimento da água no mar e nos rios. Esse movimento da água e suas mudanças de estado físico é que possibilitam a circulação da água no planeta, o que chamamos de ciclo hidrológico.

 

 

A água é indispensável à vida dos seres vivos no planeta. Uma das caraterísticas da água é a possibilidade de encontrá-la em três estados em nosso ambiente: líquido, sólido e gasoso.

No estado líquido ela pode ser encontrada nos rios, mares, em forma de chuva, etc.  Quando a água alcança uma temperatura muito baixa, como a temperatura do congelador, a água que está em estado líquido solidifica e transforma em gelo. Esse processo é chamado de solidificação.  

Ao contrário, da situação acima, quando aumentamos a temperatura da água até o ponto de ebulição ela passa para o estado gasoso. O que denominamos de processo de vaporização.  A evaporação pode ocorrer, também, pela ação dos ventos.

A água, uma vez no estado de vapor pode retornar ao estado líquido pelo processo de liquefação ou condensação. Esse processo pode ser percebido pelas gotículas de água acumuladas nas tampas de panela quando elas estão quentes. As nuvens são vapor de água condensado, acumulado. Da mesma forma, ocorre quando deixamos o gelo em temperatura ambiente, após alguns minutos ele entra em processo de fusão, que quando a água passa do estado sólido para o líquido.

 

Com base no texto analise o ciclo da água representado na imagem abaixo.

 

Os estados físicos da água. Disponível em: https://www.colegioweb.com.br/4-ano/os-estados-fisicos-da-agua.html; Acesso em. 220mar 2019. Imagem adaptada.

 

De acordo com a numeração apresentada na imagem acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta sobre o processo de transformação da água.

 


Condensação, Vaporização, solidificação, salificação.


Fusão, solidificação, vaporização e condensação.


Fusão, condensação, vaporização, solidificação.


Fusão, vaporização, solidificação e condensação.


Solidificação, Fusão, condensação e condensação.

Uma maneira de orientarmos uma alimentação saudável é sugerir uma alimentação baseada na pirâmide alimentar. Ela nos auxilia na escolha dos alimentos e na quantidade que devemos comer de cada um deles.

Considerando as informações e a imagem acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

A pirâmide alimentar nos indica que os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade são os do Grupo 1, ricos em carboidratos e, em menor quantidade, os do Grupo 4, ricos em açúcares e gorduras, pois o açúcar e a gordura, consumidos em grande quantidade, são prejudiciais à saúde, visto que alteram o colesterol e a glicose.

 

Porque

 

Nessa pirâmide, os alimentos são agrupados de acordo com os nutrientes que possuem em maior quantidade. Os alimentos que estão mais próximos da base da pirâmide alimentar devem ser ingeridos em maior quantidade e os que estão mais próximos do topo da pirâmide devem ser ingeridos em menor quantidade.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Páginas: 12345678910